Close

Aviões de Ataque: Kyushu Q1W ‘Tokai’

Desenvolvido para atender uma requisição para um avião de patrulha anti-submarina pela Marinha Imperial Japonesa durante a Segunda Guerra Mundial,o Kyushu Q1W Tokai, ‘Mar do Leste’, tinha um desenho que lembrava o Junkers Ju 88, apesar de ser menor e ter alguns detalhes de design diferentes.

Um Kyushu Q1W Tokai capturado em voo de avaliação pelos americanos.

Batizado de Lorna pelos Aliados, o modelo foi pensado para voar por longos períodos a baixa altitude, o que acarretou na escolha de motores de baixa potência, de acordo com o requisito emitido pela Marinha Imperial em setembro de 1942. Exatamente um ano após a emissão do requisito era realizado o primeiro voo do protótipo.

Diversos Q1W Tokais prontos para decolar em uma base japonesa.

O Kyushu Q1W entrou em serviço em janeiro de 1945, tornando-se o primeiro avião de guerra anti-submarina projetado e construído a entrar em serviço no mundo. Para esta missão ele recebeu 2 canhões de 20mm Tipo 99 montados na cabine dianteira e 1 metralhadora Tipo 92 de 7,7mm em uma torre flexível na traseira da cabine.

Kyushu Q1W Tokai era equipado com dois motores Hitachi de baixa potência, privilegiando o alcance da aeronave.

Além disso, suportes para até 500kg de bombas, cargas de profundidade e 3 tipos de radares, um Tipo 3 Modelo 1 MAD KMX, um Tipo 3 Ku-6 Modelo 4 e uma antena ESM. Por ter entrado em serviço já nos estágios finais da guerra, sua produção foi bastante limitada, com cerca de 153 exemplares produzidos, a maioria fazendo uso de madeira em sua construção em um momento que o Japão tinha escassez de alumínio e outros materiais para construção de aeronaves.

Por ter sido construídas poucas unidades e utilizado em ataques kamikazes, não restou nenhum exemplar preservado no pós-guerra deste pioneiro da guerra anti-submarina.

Desenho artístico representando uma patrulha do Kyushu Q1W Tokai no oceano.

Kyushu Q1W Tokai:

Tipo: Avião de Reconhecimento e Patrulha Anti-submarina de 3 lugares Motor: 2 Hitachi Amakaze de 610cv de empuxo. Performance: velocidade máxima: 322 Km/h; ascensão a 6.000m: N/D; teto operacional: 4.490m; alcance máximo: 1.342km. Pesos: vazio: 3.102Kg; máximo na decolagem: 5.318Kg. Dimensões: envergadura: 16m; comprimento: 12,09m; altura: 4,12m. Armamento: 2 canhões Tipo 99 de 20mm e 1 metralhadora Tipo 92 de 7,7mm e até 500kg de bombas ou cargas de profundidade.

Imagens.: Acervo do Editor.

Abraços e até o próximo avião de ataque!

Bit Voador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.