Close

Review: Qualys Cloud Plataform Community Edition

Baseado na popular ferramenta de SaaS (Software as a service) QualysGuard, o Qualys Cloud Plataform Community Edition é a versão Free da ferramenta de monitoramento da infraestrutura de TI Qualys Cloud Plataform.  Permite a análise dos padrões e da segurança dos serviços de TI de uma empresa assim como de seus clientes.

Qualys Community Edition: permite o controle e monitoramento de toda a infraestrutura de TI.

Estruturada de forma a atender ambientes de TI híbridos, os administradores efetuam toda a atividade de monitoramento e controle das aplicações e serviços na nuvem ou local através de uma interface Web. O Qualys Community Edition não precisa ser instalado, ele é executado diretamente da plataforma Cloud da Qualys, o Qualys Cloud Platform.

Oferecendo uma visão unificada e simples dos ativos e aplicativos de TI da empresa que estão sendo monitorados, a ferramenta permite personalizar os detalhes dos ativos e aplicações por suas vulnerabilidades e configurações incorretas. Isto permite a montagem de gráficos e relatórios de maneira rápida e fácil.

O Qualys Community Edition realiza varreduras de maneira periódica para identificar problemas e atualizar a base de dados da estrutura de TI. A Qualys Knowledgebase é composta por milhares de vulnerabilidades CVE e é atualizada 24 horas por dia. Isso permite ao administrador ter conhecimento das ameaças mais recentes a sua infraestrutura de TI e ter seu inventário de falhas e configurações incorretas sempre atualizado.

Qualys: fácil visualização dos eventos e status da infraestrutura de TI e de seus ativos.

Efetuando o gerenciamento de vulnerabilidades, de forma que bugs possam ser identificados e corrigidos rapidamente. É possível avaliar toda a infraestrutura de TI interna ou em ativos no exterior de forma a garantir a rápida normalização dos ativos e um estado seguro.  O Qualys Community Edition permite verificação ilimitada para até 16 ativos internos e 3 ativos externos.

Para aplicações Web, é oferecido uma proteção através de verificação da aplicação através da URL da mesma. A avaliação é baseada nos 10 principais riscos de segurança de aplicativos WEB  do OWASP, nesta versão é possível fazer varreduras ilimitadas para um URL de aplicação. A ferramenta está disponível para as principais distros GNU/Linux.

Imagens.: Acervo do Editor.

Abraços e até o próximo Review!

Bit Voador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.