Close

Dicas da Semana: Atualizando o Debian para Solucionar a Falha de Segurança MDS

Recentemente foi descoberta a falha de segurança no processamento dos buffers por parte dos processadores Intel. Esta falha permite que invasores vazem informações confidenciais do sistema operacional caso não seja aplicada a correção disponibilizada pela empresa. Esta falha que atinge o pacote intel-microcode e o kernel do Linux afeta principalmente o Intel MDS, por isso a necessidade de aplicar a correção o mais rápido possível.

Segundo o fabricante, esta falha atinge a forma que os processadores encaminham os dados preenchidos em estruturas de buffers temporárias. Isto permite a um invasor obter informações sigilosas do kernel e do sistema operacional, além de todos os processos em execução no sistema ou no limite Guest/Host para ler a memória do Host.

Debian 9: Atualizando para corrigir falhas no Intel MDS.

Assim, a Intel trabalhou rapidamente com os principais desenvolvedores de sistemas operacionais para disponibilizar as correções. O Projeto Debian liberou a correção para os dois pacotes: kernel Linux e Intel Microcode. Estes pacotes estão disponíveis para o Debian 9 Stretch.

Uma informação importante, no repositório oficial do projeto só está disponível a correção para o kernel, a correção do Intel Microcode é necessária ativar o repositório não-livre do Debian para poder baixar e instalar a correção.

Para ativar o repositório não livre do Debian, basta executar o comando abaixo, configurando assim os espelhos da sua distribuição Debian.

$ deb http://ftp.br.debian.org/debian “stretch” main contrib non-free

Feito isso, basta executar o comando de atualização como aptitude update, apt update ou o bom e velho apt-get update.

Lembrando sempre que é importante fazer um backup dos dados antes de executar qualquer atualização no sistema de forma a prevenir possíveis problemas e perda de dados. Além disso é fundamental manter o sistema operacional sempre atualizado como forma de se proteger de falhas de segurança ou possíveis erros nas aplicações.

Imagens.: Acervo do Editor.

Abraços e até o próximo dicas da semana!

Bit Voador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.