Close

Dicas de Segurança: Desativando o Warsaw no Mac OS X

Monitor de Atividades mostrando o processo core (Warsaw) em execução.

Hoje iremos trazer uma maneira de como combater um problema que costuma deixar os usuários de Mac OS com dores de cabeça. O Warsaw (Módulo de Segurança), este recurso do Banco do Brasil que funciona de maneira parecida ao ‘Guardião’ do Itaú, pode provocar travamentos e lentidão excessiva nos Mac. Ao abrir o monitor de atividades (o gerenciador de tarefas do Mac), este aplicativo aparece com o nome de core.

Com este nome, é possível confundir com um processo nativo do sistema, mas não é nada disso. Este processo é o responsável pelo funcionamento do Módulo de Segurança, permitindo o acesso do usuário aos serviços do Internet Banking do Banco do Brasil. Até aí, nenhum problema, mas o aplicativo é iniciado por padrão após o carregamento do sistema e fica executando em background (segundo plano).

Por isso, assim como acontece com usuários do Windows, este aplicativo pode provocar lentidão e travamentos, o que ninguém quer. O primeiro passo é desativar a execução automática do módulo. Para isso, abra o Finder e vá para o diretório /Biblioteca/LaunchAgents/, na raiz do sistema. Entre os diversos arquivos, encontre o com.diebold.warsaw.user.plist e remova ele do diretório. Pronto, agora ele não irá iniciar toda vez que você ligar o seu Mac.

Removendo o warsaw do processo de inicialização do Mac OS X.

Em seguida, vamos finalizar o processo core de uma vez por todas: abra o terminal ( o prompt de comando do Mac) na pasta /Aplicativos/Utilitarios e digite o comando abaixo.

$ sudo launchctl unload –F /Library/LaunchDaemons/com.diebold.warsaw.plist

Pressione Enter e aguarde alguns instantes, deverá ter finalizado o processo core. Para conferir, abra novamente o Monitor de Atividades e veja se o processo saiu da lista de processos executados. Se você precisar acessar o Internet Banking novamente, basta executar o comando a seguir no terminal.

 $ sudo launchctl load –F /Library/LaunchDaemons/com.diebold.warsaw.plist

Lembrando que após encerrar a sessão do internet banking, execute o primeiro comando para finalizar o processo novamente. Caso deseje desinstalar o Módulo, ainda no terminal digite o comando abaixo e reinicie o Mac em seguida.

$ sudo /usr/local/bin/warsaw/uninstall.sh

Pronto, Warsaw removido e os problemas de lentidão e travamentos solucionado.

Imagens.: Acervo do Editor.

Abraços e até o próximo dicas da semana!

Bit Voador.

 

1 thought on “Dicas de Segurança: Desativando o Warsaw no Mac OS X

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.