Close

Dicas da Semana: Usando o Android como chave de autenticação em dispositivos iOS

A Google disponibilizou agora para aqueles que utilizam dispositivos Android e iOS: smartphones Android podem ser usados como uma chave física de segurança adicional para autenticação em dispositivos iOS. O uso do aparelho Android como uma chave física de autenticação adicional em aparelhos iOS aumenta o nível de segurança dos dispositivos.

Hoje este recurso estava presente apenas para os serviços da empresa como Google Drive ou Gmail e para aparelhos com o sistema operacional Chrome OS e Mac OS e para o Windows 10 via bluetooth. A intenção da empresa é aumentar o leque de dispositivos que possam solicitar autenticação para aparelhos Android.

Seu funcionamento é simples: o aparelho iOS envia a requisição de login para o servidor que repassa a confirmação para o dispositivo Android cadastrado. No Android cadastrado, o aplicativo Smart Lock valida a identidade do solicitante e envia de volta a confirmação após o login por bluetooth a chave de autenticação para o IPhone ou IPad da Apple.

Usando o dispositivo Android para autenticação de chave em dispositivos iOS.

Nos outros sistemas é utilizado o Google Chrome no processo. É necessário que a versão do Android seja no mínimo a 7.0 (Nougat) para o correto funcionamento do sistema. A tempos que a empresa tem trabalhado em maneiras de aumentar o leque de dispositivos e sistemas que possam se comunicar e permitir o uso de autenticação de 2 fatores como meio de login e autenticação.

Lembrando sempre que é importante manter seus dispositivos atualizados e usar senhas fortes e sempre que efetuar uma atualização ou instalação de patchs de segurança, faça backup de seus dados para evitar problemas e possíveis perdas de informações.

E caso não tenha configurado o Smart Lock, recomendamos fortemente que configure o mesmo, este aplicativo é útil para uso em ambientes considerados seguro, pois desbloqueia o aparelho sem a necessidade de PIN ou senha.

Imagem.: Acervo do Editor.

Abraços e até o próximo dicas das semana!

Bit Voador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.