Close

Dicas da Semana: Retirando o Quick Access do Windows 10

O Windows 10 possui diversos recursos que foram motivos de controvérsia entre os usuários no quesito privacidade. Desde o seu lançamento, o sistema operacional da Microsoft tem recebido críticas sobre a maneira que coleta os dados dos usuários enquanto utilizam o sistema. Um dos pontos que provocam reclamações é o armazenamento do histórico de pastas e arquivos acessados pelo usuário, através do menu de Acesso Rápido, ou Quick Access do Windows 10.

No menu de privacidade é possível alterar diversas configurações pertinentes a manter sua privacidade a salvo da coleta de dados por parte do Windows ou dos aplicativos de terceiros instalados no sistema. A seguir iremos mostrar como retirar o Acesso Rápido, ‘Quick Access’ do Windows 10.

Retirando o Quick Access do Windows 10.

Retirando o Quick Access do Windows

Para desativar este recurso, clique no menu iniciar e em seguida no ícone do Explorador de Arquivos (File Explorer). Irá abrir uma tela, nesta tela clique no menu Exibir.

No menu Exibir, clique em Opções, este botão estará no canto superior direito, sendo o último botão do menu. Irá abrir uma nova janela com as opções de pasta.

Desabilitando as opções de privacidade do Quick Access do Windows 10.

Nesta janela mude a opção Abrir Explorador de Arquivos para Meu Computador e desmarque as opções de Privacidade, além de limpar o histórico do Explorador de Arquivos.

Deve-se fazer isso para evitar que o sistema envie suas informações de navegação para a Microsoft, sob o argumento de melhorar a experiência de uso do usuário e o uso destas informações por programas maliciosos. Feito isto, basta clicar em Aplicar e em seguida em OK.

Aproveite também para acessar o menu de Privacidade em Configurações e verifique as demais opções com cuidado, lendo com atenção e desativando todas aquelas que possam prejudicar sua privacidade, no começo da matéria tem um link para uma outra reportagem do Bit Voador com mais dicas de como melhorar sua privacidade no Windows 10.

 

Imagens.: Acervo do Editor.

Abraços e até o próximo dicas da semana!

Bit Voador.

1 thought on “Dicas da Semana: Retirando o Quick Access do Windows 10

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.