Close

Dicas da Semana: Como Funciona a Central de Segurança do Google

Após descoberta de uma falha que expõs dados sensíveis no Google Plus por três anos, a Google resolveu fazer alterações na sua central de aplicativos e no próprio sistema operacional para smartphones, o Android.

As mudanças foram desde o uso de autenticação em dois fatores para validação da identidade do usuário e exigir de aplicativos de terceiros o envio de solicitação de permissão individual a respeito do uso de algum dado do usuário que a aplicação precisa ter acesso.

Isto é, para qualquer ação que o programa precise acessar algum aplicativo da Google, será necessário obter permissão do usuário. Essa medida também foi extendida para as versões para iOS e web.

Como era a central de segurança do Google e como funciona agora após as alterações realizadas pela empresa.

Estas informações sobre as mudanças relacionadas a segurança estão disponíveis na Central de Segurança, onde a Google informa como trata os dados do usuário de forma a manter os mesmos seguros e longe de acessos não autorizados.

Neste site é possível verificar os controles de privacidade e alterar as configurações para cada aplicativo Google, além de oferecer dicas de segurança e melhores práticas para uso dos produtos da companhia.

É oferecido também ferramentas para ensinar as crianças sobre segurança e cidadania digital, além de sessões para educadores e para terceira idade, de forma a inserir estes grupos nas melhores práticas de navegação na web.

Estas iniciativas complementam uma série de ações da empresa para aumentar a privacidade e segurança dos usuários, como Check-Up de privacidade, acesso a todas as configurações via conta Google e a possibilidade do usuário revisar e ajustar quais dados a empresa pode usar para personalizar sua experiência com os aplicativos.

Outro recurso interessante é o Minha Atividade, que possibilita revisar e deletar os dados das atividades relacionadas a conta Google do usuário, de forma simples e rápida o usuário tem acesso a um histórico de atividades e pode deletar as informações a qualquer momento. Estas são algumas ações que a empresa adotou após os diversos problemas relacionados a segurança enfrentados nos últimos meses.

Imagem.: Acervo do Editor.

Abraços e até o próximo dicas da Semana!

Bit Voador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.