Close

Dicas para Uma Navegação Segura na Internet

Hoje em Dia as ameaças na internet estão cada vez maiores e mais frequentes, sendo necessário cuidados e atenção redobrados. Então o Bit Voador resolveu dar uma mãozinha e criou algumas dicas úteis para uma Navegação Segura na Internet.
Abaixo segue algumas dicas e truques úteis para uma navegação segura e tranquila:
1-) Nunca autorize o seu navegador guardar suas senhas: Apesar de ser prático é muito perigoso, pois vírus ou outras ameaças podem ter acesso as suas senhas gerando desde perda de acesso a sua página do Facebook ou mesmo danos morais e financeiros.

Nunca Autorize o Navegador a memorizar suas senhas.
Nunca Autorize o Navegador a memorizar suas senhas.

2-) Saia usando Logout, Sair ou Logoff: Ao acessar seu email, facebook, internet banking ou qualquer outro serviço que exija que você forneça um nome de usuário e senha, ao terminar clique no botão/link Sair, Logout ou Sair para deixar o site. Parece óbvio, mas muita gente simplesmente fecha a janela do navegador ao sair. Isso é arriscado, pois alguém mal-intencionado pode abrir o navegador e acessar as suas informações de sua conta.

Sempre saia usando o Logout, Logoff ou Sair.
Sempre saia usando o Logout, Logoff ou Sair.

3-) Cuidado com os Downloads: Se você precisa fazer o download de algum vídeo, arquivo ou programa, tenha atenção e cuidados redobrados, muitos sites disfarçam um link maldoso com um enorme DOWNLOAD NOW!!, enquanto o link real para o programa/arquivo está escondido em letras menores. Outros pedem para instalar um software para gerenciar o download – clique sempre em não, pois as chances de ser uma cilada são enormes. Se algum aplicativo pedir para instalar barra ferramentas, também recuse, ela tem pouco a adicionar e costuma vir cheias de vírus ou mesmo alterar as configurações de seu navegador, deixando ele mais inseguro.

Cuidado com os Downloads. Imagem: seututorial.com
Cuidado com os Downloads. Imagem: seututorial.com

4-) Cuidado ao clicar em links no Facebook, Google + ou e-mails: Histórias engraçadas ou curiosas circulam com rapidez nas redes sociais e se tornam armadilhas perfeitas para usuários desatentos. Procure no Google se a história é real e uma fonte confiável e leia a partir dela, afinal aquela história maluca pode ser verdadeira.

5-) Atualize, atualize e atualize!: É chato ter que atualizar seu Windows, Android, iOS ou Mac OS, mas é a forma de garantir que o seu computador, tablete e smartphone recebeu as correções de segurança, assim como os seus aplicativos. Você pode deixar esse recurso ativado automaticamente.

Procure manter seu Sistema Operacional sempre atualizado.
Procure manter seu Sistema Operacional sempre atualizado.

Essas são algumas dicas, existe muitas outras formas de ajudar a manter seu computador, tablet e smartphone seguro, mas a principal proteção é a sua atitude, adote hábitos mais seguros no uso dos seus aparelhos e mantenha-se informado sobre as novidades sobre segurança.

 

Abraços,

Bit Voador.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.