Close

Dicas da Semana: Segurança no Mac OS Mojave

Lançado em setembro, o Mac OS X 10.14, batizado de Mojave trouxe diversos recursos novos como o FaceTime em grupo, novos aplicativos que vieram do iOS como o Bolsa, Casa e o Gravador. Tudo isso para tornar o Mac OS Mojave atual e relevante em um momento que o protagonismo migrou para os dispositivos móveis.

Mac OS Mojave trouxe diversas novidades.

E ontem, dia 30/10 foi disponibilizada a primeira grande atualização do sistema pela Apple, mudando a versão do sistema operacional de desktops da maçã para a versão 10.14.1. Em matéria de segurança, a nova versão corrige bugs e falhas de segurança além de dar mais controle ao usuário sobre os seus dados e recursos do sistema.

A seguir iremos listar o que tem de novidade no Mac OS Mojave.

O papel do usuário recebeu destaque no Mac OS Mojave em relação a privacidade e segurança.

1-) Controle de Dados: O usuário agora passa controlar que tipos de dados serão compartilhados pelas aplicações ou mesmo pelo sistema. Por exemplo, as aplicações precisam de autorização do usuário para ter acesso a câmera ou ao microfone. Isso vale também para dados de Mensagens ou dados do Mail.

2-) Antirrastreamento Aprimorado: O Safari recebeu melhorias para proteger o acesso de anunciantes as configurações do dispositivo. Ele faz isso através da disponibilização de um perfil simplificado do sistema, sem fornecer informações relevantes. Além disso, o sistema impede que conteúdo integrado, como botões de Curtir, compartilhamento e widgets de comentários consigam rastrear o usuário sem sua permissão.

O usuário ganhou maior controle de seus dados e sua privacidade no Mac OS Mojave.

3-) Senhas Fortes Automáticas: O Mac OS Mojave possibilita a criação, preenchimento e armazenamento de senhas fortes e únicas para o usuário pelo Safari. Ele também permite sinalizar se senhas foram repetidas, possibilitando a alteração por parte do usuário.

O Mac OS X 10.14 trouxe diversas inovações para os usuários de iMacs e Mac Books, muitos dos recursos disponibilizaram foram pensados para melhorar o trabalho do usuário e uma maior integração com o iPhone e iPad.

Ainda assim o sistema não é imune a ameaças, necessitando o usuário seguir com as práticas de uso seguro como backups dos dados, uso de aplicativos de segurança e cuidados ao navegar na internet.

Imagens.: Acervo do Editor.

Abraços e até o próximo dicas da semana!

Bit Voador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.