Close

Dicas da Semana: Melhorando o boot do Windows 8/8.1

O Windows 8 e a sua atualização, Windows 8.1 possuem tempos de inicialização bem menores se comparado ao Windows 7, mas conforme vai sendo instalado aplicativos, este tempo vai aumentando consideravelmente, lembrando que muitos aplicativos são instalados com a opção ‘Iniciar junto com Windows’, sem ter necessidade, o que faz com que o sistema leve mais tempo para iniciar. Isso faz com que o sistema leve mais tempo para carregar e piora seu desempenho de maneira geral, abaixo mostramos algumas dicas para melhorar o tempo de inicialização do Windows e seu desempenho.

Gerenciador de Tarefas do Windows 8/8.1
Gerenciador de Tarefas do Windows 8/8.1

1-) Desabilite a função ‘Iniciar com o Windows’ de um aplicativo: Em certos casos, alguns aplicativos são inicializados com o Windows 8/8.1 sem necessidade, para desabilitar esta opção do aplicativo, você pode fazer isso via gerenciador de tarefas, aperte Ctrl+Shift+Esc e clique na aba Inicializar, clique com o botão direito do mouse sobre o aplicativo que deseja desabilitar a opção e vá para Desabilitar, pronto na próxima inicialização do Windows, o programa não será carregado. Também é possível acessar o desfragmentador de disco clicando com o botão direito do mouse em cima da unidade que deseja desfragmentar e clique em Propriedades e em seguida em Ferramentas -> Otimizar e Desfragmentar Unidade.

Desfragmentando o Disco Rígido.
Desfragmentando o Disco Rígido.

2-) Desfragmente o Disco Rígido: Parece bobeira fazer a desfragmentação do HD e muita gente deixa essa tarefa simples de lado, mas ela é fundamental para melhorar o desempenho geral do Windows e o seu tempo de boot, é recomendado fazer a desfragmentação de tempos em tempos para manter o desempenho do Windows 8/8.1 satisfatório.

Alterando as configurações disponíveis no momento.
Alterando as configurações não disponíveis no momento.
Ativando a inicialização rápida no Windows 8/8.1.
Ativando a inicialização rápida no Windows 8/8.1.

3-) Ative a Inicialização Rápida: Uma das novidades integradas ao Windows 8 é a inicialização rápida. Ele salva os dados em um arquivo de desligamento, para permitir um inicialização mais rápido, esta opção é ligada por padrão no Windows. Mas caso você tenha feita alguma alteração no plano de energia, ela pode ser desligada. Acesse o Painel de Controle ao arrastar o ponteiro do mouse para a direita ou apertando botão do Windows + X. Dentro do Painel de Controle, selecione Opções de Energia, clique em Alterar as configurações não disponíveis no momento, para isso será preciso possuir permissão de administrador, em seguida marque a opção Ligar a inicialização rápida.

Abrindo o gerenciador de serviços do Windows via comando Botão do Windows + R.
Abrindo o gerenciador de serviços do Windows via comando Botão do Windows + R.

4-) Atrase o início de alguns serviços do Windows: Ao iniciar o Windows, alguns serviços são iniciados junto, sem necessidade, como por exemplo update do Java ou do Flash Player. É possível atrasar essa inicialização através do aplicativo de serviços do Windows. Para acessar o mesmo, pressione botão do Windows + R, irá abrir a janela do Executar, dentro dela digite services.msc e vá em Propriedades. Dentro de Propriedades, vá para Tipo de Inicialização e altere de Automático para Automático (atraso na inicialização), lembrando que não é recomendado desativar um serviço, salvo em casos estritamente necessários.

 

Imagens: Acervo do Editor.

Abraços e até a próxima Dicas da Semana!

Bit Voador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.