Close

Dicas da Semana: Adicionando um serviço de DNS no GNU/Linux

Em dias onde é cada vez mais difícil proteger a privacidade, algumas empresas perceberam que garantir a privacidade e segurança da navegação na web como um nicho de mercado. Uma dessas maneiras é usar um serviço DNS que proteja a comunicação entre os clientes, uma das empresas que oferece este serviço é a Cloudflare.

O serviço de DNS da Cloudflare suporta mais de 39% dos domínios DNS gerenciados, disponibilizando seu serviço para todos e oferece recursos de segurança que garantem a privacidade dos usuários. Cerca de mais de 12 milhões de sites utilizam o serviço de DNS da Cloudflare.

Servidor da Cloudflare acrescentando mais segurança e privacidade a sua rede.

Já no plano Free, é oferecido para pequenos sites pessoais, blogs ou para avaliação proteção para ataques DDoS, CDN global, certificação SSL compartilhado e apaga os rastros de navegação após 24 horas, protegendo sua navegação e eliminando o risco de venda de hábitos de navegação a terceiros.

O serviço da Cloudflare atua como DNS autoritativo relativamente à internet pública.Uma vez configurado, as atualizações são propagadas através do DNS da CloudFlare de maneira automática.

Para adicionar este recurso basta acrescentar os endereços dos servidores da CloudFlare no seu arquivo /etc/resolv.conf.

1.1.1.1

1.0.0.1

Caso seu GNU/Linux esteja numa rede com roteador, acrescente os endereços acima no seu roteador. Este recurso não faz milagres, mas aumenta a segurança no acesso a internet e garante maior segurança na sua rede. A configuração é simples de fazer e diversos tutoriais na internet mostram como adicionar os ips dos servidores de forma correta. É fortemente recomendado utilizar um serviço que garanta a privacidade e segurança para sua rede, os planos disponíveis atendem a todo os tipos de empresa e além disso, existem outras opções no mercado, vale a pena a pesquisa e testar os serviços antes de partir para um plano pago, que acrescenta mais recursos.

Imagem.: Acervo do Editor.

Abraços e até o próximo Dicas da Semana!

Bit Voador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.