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Dassault Mirage 4000

No início do programa do Mirage 2000, tomou-se a decisão de desenvolver uma aeronave bimotor em paralelo com o projeto original em 1976. Utilizando diversas novas tecnologias de materiais compostos a base de carbono na sua construção, o protótipo do que tornaria o Mirage 4000 foi construído ao mesmo tempo que o protótipo do Mirage 2000, compartilhando com este diversos aviônicos, motores, a asa em delta. Mas todos esses itens receberam atualizações ao serem adotados no protótipo.

Mirage 4000 em voo.
Mirage 4000 em voo.

Desenvolvido pela iniciativa própria da Dassault, o avião apresentou uma série de características como grande redução de peso, os dois motores SNECMA M53 adotados do Mirage 2000, desenvolvendo mais de 10 toneladas de empuxo, forneceram uma relação de peso x potência acima de 1, além de permitir que a nova aeronave atingisse os 15.000m em apenas 3,5 minutos. O uso de novos materiais permitiu também aumentar a capacidade de carregar três vezes mais combustível que o Mirage 2000, além de ser equipado com sonda de reabastecimento em voo.

Mirage 4000 em exibição no Museu Le Bourget, em Paris.
Mirage 4000 em exibição no Museu Le Bourget, em Paris.

O primeiro protótipo monoposto voou pela primeira vez em 09 de março de 1979, um ano após a entrega do primeiro Mirage 2000. O Mirage 4000 recebeu 2 canards móveis na frente da asa, isso permitiu um maior controle em voos acima de Mach 2. O projeto chamou a atenção do Irã e da Arábia Saudita, que iniciaram conversas durante os estágios iniciais do programa. Apesar do interesse, nenhum pedido formal de compra foi efetuado, tornando incerta sua comercialização no exterior e a França acabou não financiando os demais 5 protótipos de produção em favor da continuidade do programa do Mirage 2000. Com o requisito da Força Aérea Francesa para um substituto do Jaguar, o projeto do Mirage 4000 foi descontinuado no final dos anos 80 em favor do desenvolvimento do Rafale, que acabou sendo influenciado com os conhecimentos adquiridos no programa do Mirage 4000.

Protótipo Mirage 4000 em voo.
Protótipo Mirage 4000 em voo com esquema de camuflagem para o deserto.

Dassault Mirage 4000:

Tipo: Projeto de Caça Multimissão monoposto e biposto.
Motor: 2 SNECMA M53-2 de 10.000kg de empuxo com pós-combustor. Performance: velocidade máxima: 2.445; ascensão a 6.000m: N/D; teto operacional:  20.000m; alcance: 2.000km. Pesos: vazio: 13.000kg; máximo na decolagem: N/D. Dimensões: envergadura: 12m; comprimento: 18,70m altura: 5,8 m. Armamento: N/D.

Imagens: Acervo do Editor.

Fonte: www.dassault-aviation.com.

Abraços e até o próximo caça!

Bit Voador.

2 thoughts on “Dassault Mirage 4000

  1. para mim deveria ser o caça, de ataque do brasil,fantástico, usando materiais atualizados eque não fossem steafh ,colocado uma asa de fundo como o f=22 e montar uma estrutura traseira parecida com o mig-41, teríamos um caça avançado e poderíamos vende-los , já que a negociação seria, com a empresa e não com o governo .

  2. Se comprássemos este projeto e do próprio mirage 2000-5, e atualizarmos, o mirage 4.000 poderia ser para mim um caça de 5 geração, inclusive modificando a asa traseira, para esconder os motores, teriamos um grande avião e aprenderíamos, a tecnologia.uma boa plataforma é versatil, como os sukoil

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