Close

Aviões de Ataque: Yakovlev Yak-4

Foi desenvolvido a partir do Yak-2, visando corrigir os problemas que este avião apresentava na tentativa de impedir o avanço alemão no contexto da invasão da URSS. Apresentando diversos melhoramentos, o Yakovlev Yak-4 se apresentou com novos motores e outras mudanças para corrigir os problemas do Yak-2.

Yakovlev Yak-4: bombardeiro leve soviético.

Equipado com motores Klimov M-105, alteração na fuselagem para acomodar dois tanques de combustível adicionais nas asas e alteração no dossel do atirador foi inchado para aumentar o espaço do artilheiro. Outra alteração foi mudança dos resfriadores de óleo dos motores, que ficavam nas laterais das nacelas do motor para a parte inferior da fuselagem.

O primeiro voo do protótipo foi realizado em 20 de fevereiro de 1940. Os resultaram mostraram melhoras significativas em relação ao Yak-2 e foi dada autorização para entrada em produção da aeronave. Seu problema foi que na mesma época voava o protótipo do Pe-2, que apresentou desempenho superior ao Yak-4 em quase todos os parâmetros importantes.

Foram produzidos cerca de 600 unidades do Yakovlev Yak-4.

Os primeiros exemplares foram entregues em fevereiro de 1941, a tempo de participarem da resistência a invasão nazista, onde o Yakovlev Yak-4 não fosse muito bem sucedido, sofrendo pesadas perdas e os exemplares sobreviventes sendo utilizados como aviões de transporte de carga e rebocadores de alvos.

Foram produzidas cerca de 600 unidades do Yak-4, que foi aposentado em 1945, foi um dos modelos que só foi utilizado pelas forças aéreas soviéticas durante a Segunda Guerra Mundial.

O Yak-4 obteve pouco sucesso durante as primeiras fases da invasão alemã da URSS.

Yakovlev Yak-4:

Tipo: Avião de Reconhecimento e Bombardeiro Leve Motor: 2 Klimov M-105 de 1.100cv de empuxo. Performance: velocidade máxima: 533 Km/h; ascensão a 6.000m: N/D; teto operacional: 9.700m; alcance máximo: 925km. Pesos: vazio: 4.560Kg; máximo na decolagem: 6.115Kg. Dimensões: envergadura: 14m; comprimento: 10,18m; altura: 4m. Armamento: 2 metralhadoras ShKAS de 7,62mm e até 600kg de bombas.

Imagens.: Acervo do Editor.

Abraços e até o próximo avião de ataque!

Bit Voador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.