Close

Aviões de Ataque: Tachikawa Ki-36

Desenvolvido para substituir os velhos biplanos nas missões de cooperação com o exército, ligação e reconhecimento emitido em 1936. O primeiro protótipo efetuou voo em setembro de 1938, com excelentes qualidades de voo, o Tachikawa Ki-36 superou seu concorrente, o Mitsubishi Ki-35 e recebeu ordens para entrar em produção.

Tachikawa Ki-36: avião de reconhecimento e cooperação com o exército japonês.

Era um pequeno monoplano de asa baixa, trem de pouso fixo e equipado com um suporte para uma metralhadora móvel para o observador, sendo iniciada a produção em novembro do mesmo ano.

O Ki-36 mostrou-se excelente condição de pilotagem, logo dando origem a uma versão modificada para treinamento avançado. Esta versão modificada foi batizada de Ki-55. Os primeiros exemplares foram enviados para a China para avaliação.

Tachikawa Ki-36 nas cores da Força Aérea de Manchuko. Foto de David Lednicer.

No teatro chinês a aeronave obteve os maiores sucessos, em parte devido a fraca oposição aérea e a proteção de caças. No Pacífico, obteve sucesso nas primeiras fases da guerra, mas logo enfrentou problemas e mostrou-se vulnerável aos caças americanos, sendo relegado para tarefas secundárias ou enviado novamente a China.

Após cerca de 1350 exemplares produzidos, o Tachikawa Ki-36 passou os últimos momentos da guerra sendo usado como avião kamikaze, equipado com uma bomba de 500kg instalada internamente.

Tachikawa Ki-36 nas cores da Força Aérea Real da Tailândia.

Yakovlev Yak-4:

Tipo: Avião de Reconhecimento e Bombardeiro Leve Biposto Motor: 1 Hitachi Ha-13a de 510cv de empuxo. Performance: velocidade máxima: 348 Km/h; ascensão a 6.000m: N/D; teto operacional: 8.150m; alcance máximo: 1.235km. Pesos: vazio: 1.247Kg; máximo na decolagem: 1.660Kg.Dimensões: envergadura: 11.8m; comprimento: 8m; altura: 3.64m. Armamento: 1 metralhadoras Type 89 de 7,7mm fixa na fuselagem dianteira e 1 metralhadora Type 89 de 7,7mm em um suporte flexível no cockipt traseiro e até 150kg de bombas.

Imagens.: Acervo do Editor e flugzeuginfo.net

Abraços e até o próximo avião de ataque!

Bit Voador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.