Close

Aviões de Ataque: Sukhoi Su-2

Primeiro avião desenvolvido por Pavel Sukhoi, o Sukhoi Su-2 foi desenvolvido a partir de uma requisição da Força Aérea Soviética em 1936 para um avião de apoio aéreo próximo, reconhecimento e ataque. Na época trabalhando no escritório de design Tupolev (OKB Tupolev), o protótipo foi apresentado com o nome de ANT-51, um monoplano de dois lugares equipado com um motor radial Shvetsov M-62.

Sukhoi Su-2, utilizado nas fases iniciais da Segunda Guerra Mundial.

Voando em 1937, o protótipo mostrou-se promissor, mas o desempenho do motor era inadequado. Equipado com um motor Tumansky M-87, a aeronave atingiu os requisitos do programa e recebeu uma encomenda para produção, recebendo o nome de BB-1 em 1938. Mostrando-se uma aeronave com desempenho semelhante aos dos primeiros caças soviéticos monoplanos, logo conquistou as tripulações de ataque do Exército Soviético.

Um Sukhoi Su-2 preservado no Museu de Monino.

Em 1940, a aeronave recebeu o novo motor M-88 e foi rebatizada de Su-2, usando uma hélice de 3 pás de passo variável e a estrutura montada usando madeira compensada, com uma blindagem de 9mm em torno dos assentos do piloto e do artilheiro/observador, que recebia uma metralhadora de 7,62mm, em alguns exemplares foram adicionadas mais uma metralhadora para aumentar o armamento defensivo.

Sukhoi Su-2 preservado na Rússia.

Com o avanço da guerra, o Su-2 começou a mostrar os sinais de obsolescência do projeto. Foram feitas tentativas de aumentar o desempenho da aeronave, adicionando um novo motor Shvestsov M-82 mais potente e um armamento revisado para as missões de ataque ao solo. Mas as melhoras foram pequenas e a introdução do IL-2 significou o fim da produção do Sukhoi Su-2, sendo retirado das linhas de produção em 1942, após cerca de 910 unidades produzidas.

Um Sukhoi Su-2 capturado pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

Sukhoi Su-2:

Tipo: Avião de Ataque/Reconhecimento Biposto.
Motor: 1 Shvetsov M/Ash-82 de 2.100cv de empuxo. Performance: velocidade máxima: 485 Km/h; ascensão a 6.000m: 7,5min; teto operacional:  8.400m; alcance máximo: 1.100km. Pesos: vazio: 3.220kg; máximo na decolagem: 4.700kg. Dimensões: envergadura: 14,3m; comprimento: 10,46m; altura: N/D. Armamento:  6 metralhadoras ShKAS de 7,62mm e até 600 Kg de bombas efoguetes em pontos sob as asas.

Imagens.: Acervo do Editor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.