Close

Aviões de Ataque: Fokker C.V

Desenvolvido por Anthony Fokker, o Fokker C.V era um biplano inicialmente projetado para missões de reconhecimento diurno, que recebeu alterações para missões de bombardeiro leve e apoio próximo. Era um biplano convencional e o primeiro protótipo fiocu pronto em 1924.

Fokker C.V holandês, o tipo foi usado até mesmo pelos alemães após a invasão da Holanda.

O modelo foi projetado de forma a oferecer uma ampla gama de opções para os clientes, como 5 tipos de construção de asa, diversos motores e alterações no trem de pouso, que poderiam ser substituídos por esquis por exemplo.

Assimo modelo tornou-se um enorme sucesso, sendo vendido ou licenciado para países como China, Bolívia, Dinamarca, Finlândia, Hungria, Itália, Japão, Holanda, Noruega, Suíça, Suécia, União Soviética e Estados Unidos. O Fokker C.V mostrou-se robusto e com desempenho adequado e capaz de operar em pistas semi-preparadas.

Fokker C.V norueguês preservado.

O modelo foi usado por tropas italianas na Líbia italiana contra os rebeldes locais durante a década de 30, contra a Abissínia. Também foi usado com sucesso por finlandeses contra os soviéticos na Guerra de Inverno e na Guerra de Continuação. Os noruegueses utilizaram o mesmo contra os alemães durante a invasão da Noruega em 1940.

Fokker C.V suíço de treinamento.ls –

O Fokker C.V foi usado como interceptador pelos Suecos durante boa parte da década de 30 e utilizado pelos suíços comavião de observação, bombardeiro leve e por fim, como rebocadores de alvos até 1954, quando os sobreviventes foram retirados de serviço. Os Holandeses utilizaram o modelo em diversas funções, tendo recebidos 67 exemplares em vários lotes entre 1926 e 1934. O modelo foi um dos mais importantes aviões de apoio próximo na época da invasão alemã.

Fokker C.V suecos estacionados em um campo de aviação.

Fokker CV-E:

Tipo: Bombardeiro e Reconhecimento Biposto Motor: 1 Rolls-Royce Kestrel VIIb V-12 de 630cv de empuxo. Performance: velocidade máxima: 215 Km/h; ascensão a 6.000m: N/D; teto operacional: 6.500m; alcance máximo: 1.000km. Pesos: vazio: 1.920Kg; máximo na decolagem: 2.400Kg. Dimensões: envergadura: 15,3m; comprimento: 9,53m; altura: 3,3m. Armamento: 2 metralhadoras FN de 7,9mmsob o capo do motor e 1 metralhadora FN de 7,9mm na montagem flexível na traseira e até 200Kg de bombas nas asas.

Imagens.: Acervo do Editor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.