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Aviões de Ataque: Fiseler Fi 167

Projetado para atender uma requisição do RLM para um bombardeiro torpedeiro embarcado, para ser utilizado nos porta-aviões da classe Graf Zeppelin, que estava nos estágios inicias de construção (1936). O Fiseler Fi 167 também era capaz de efetuar missões de reconhecimento e ataque convencionais.

Fiseler Fi 167: bombardeiro torpedeiro para ser usado no porta aviões alemão Graf Zeppelin.

Derrotando facilmente seu rival, o Arado Ar 195, o modelo recebeu uma série de recursos específicos, de forma a facilitar as operações a bordo. Como por exemplo excelente capacidade de pouso e decolagem curtas (STOL), além de ranhuras nas bordas de ataque e grandes abas na asa inferior traseira, de forma que o avião tivesse a melhor sustentação possível em baixa velocidade, com capacidade de pousar quase verticalmente.

Além disso, seu trem de pouso fixo poderia ser ejetado em caso de necessidade de um pouso na água  e a asa inferior possuía bolsões de ar que permitia a aeronave flutuar por um tempo, enquanto a tripulação aguardava o resgate. Foram produzidos 2 protótipos que voaram pela primeira vez em 1938.

Fiseler Fi 167A-0, modelo de pré-produção.

Seu desempenho foi tão superior ao rival da Arado, que o RLM emitiu a ordem para produção de 12 aeronaves de pré-produção, para posterior avaliação. Mas em 1940 os trabalhos no porta-aviões Graf Zeppelin foram suspensos enquanto as aeronaves eram produzidas. Terminada a produção, as aeronaves foram enviadas para uma unidade especial de avaliação.

O Fiseler Fi 167 foi utilizado em patrulhas costeiras de 1940 até 1943, quando foram retiradas de serviço. Os trabalhos no porta-aviões Graf Zeppelin retornaram em 1942, mas o modelo foi considerado obsoleto, sendo substituído por uma versão naval do Ju 87.

Os Fiseler Fi 167 retirados de serviço foram fornecidos para a Romênia e a Croácia, que utilizaram o modelo até 1945 em missões de bombardeiro e apoio aéreo próximo.

Protótipo do Fi 167, onde é possível ver o gancho para operação embarcado.

Fiseler Fi 167A-0:

Tipo: Bombardeiro Leve de Mergulho/Torpedeiro de 2 lugares Motor: 1 Daimler-Benz DB601B de 1.100cv de empuxo. Performance: velocidade máxima: 325 Km/h; ascensão a 6.000m: N/D; teto operacional: 8.200m; alcance máximo: 1.300km. Pesos: vazio: 2.805Kg; máximo na decolagem: 4.860Kg. Dimensões: envergadura: 13,5m; comprimento: 11,4m; altura: 4,8m. Armamento:  1 metralhadora MG 17 de 7,92mm e 1 metralhadora MG 15 de 7,92mm no cockpit traseiro e 1 torpedo de 760kg ou de 907kg ou até 500kg de bombas.

Imagens.: Acervo do Editor.

Abraços e até o próximo avião de ataque!

Bit Voador.

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