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Aviões de Ataque: Fairey Barracuda

Fairey Barracuda Mk I carregado com cargas de profundidades.

Desenvolvido para substituir os biplanos Fairey Swordfish e Fairey Albacore, o Fairey Barracuda foi uma grande evolução diante dos seus antecessores. Um monoplano todo construído em metal e com asa alta teve seu desenvolvimento prolongado devido a substituição do motor original, o Rolls-Royce Exe pelo Rolls-Royce Merlin.

Fairey Barracuda Mk II voando com um torpedo sobre a fuselagem.

Sendo uma aeronave de três lugares e para atender os requisitos da Marinha Imperial, que exigiam uma alta carga bélica aliada a uma velocidade máxima bem acima dos modelos anteriores. O Fairey Barracuda apresentava uma fuselagem oval e seu trem de pouso retrátil era de formato em L, que se retraía em encaixes ao lado da fuselagem.

O primeiro protótipo apresentava uma cauda convencional, mas os testes de voo mostraram que a estabilidade poderia ser melhorada usando uma cauda em T. Além disso, o primeiro protótipo equipado com o motor Merlin 30 de 1.260cv se revelou insuficiente para impulsionar a aeronave.

Barracuda em voo.

Mas os freios de mergulho e seus flaps mostraram ser muito eficientes, recebendo elogios dos pilotos. O problema de falta de potência foi resolvido no Barracuda Mk II, com motor Merlin 32 de 1.640cv, equipado com uma hélice de 4 pás e outras melhorias. Foram produzidas 1.688 unidades desta versão.

Esta versão foi equipada com o radar antinavio ASV II, com as antenas instaladas acima das asas. Foi desenvolvido o Fairey Barracuda Mk III para a guerra submarina, tendo seu radar substituído para uma variante específica para localização de submarinos, tendo seu scanner alojado em uma bolha sob a fuselagem. Foram produzidos mais de 2.000 unidades do Barracuda, sendo relegados para tarefas secundárias no pós-guerra. A FAA, braço aéreo da Royal Navy utilizou o tipo até meados dos anos 50 até serem substituídos pelo Grumman Avenger.

Barracuda Mk III: versão para a guerra submarina.

Fairey Barracuda Mk II:

Tipo: Bombardeiro de Mergulho/Torpedeiro de três lugares Motor: 1 Rolls-Royce Merlin 32 de 1.640cv de empuxo. Performance: velocidade máxima: 367 Km/h; ascensão a 6.000m: N/D; teto operacional: 5.080m; alcance máximo: 1.104km. Pesos: vazio: 4.250Kg; máximo na decolagem: 6.409Kg. Dimensões: envergadura: 14,99m; comprimento: 12,12m; altura: 4,62m. Armamento:  2 metralhadoras Vickers K de 7,7mm em um suporte flexível no cockipt traseiro e até 800kg  de bombas ou 1 torpedo de 720kg.

Imagens.: Acervo do Editor.

Abraços e até o próximo avião de ataque!

Bit Voador.

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