Close

Aviões de Ataque: Fairey Albacore

O Fairey Albacore foi projetado para substituir o Fairey Swordfish, que tinha acabado de entrar em serviço e já apresentava um design antiquado. O modelo começou a ser projetado em 1937 e o primeiro voo do protótipo ocorreu em 1938 e além das missões de bombardeiro e torpedeiro, ele foi projetado para missões de reconhecimento.

Um Fairey Albacore Lançando um Torpedo.

Apelidado de Applecore, o modelo conviveu com o Swordfish durante a Segunda Guerra Mundial e foi aposentado antes dele, por causa do sua baixa manobrabilidade e controles mais pesados. Por outro lado, o modelo possuía um cockpit fechado e aquecido para os seus 3 tripulantes e um sistema de acionamento de uma balsa em caso de pouso na água.

Fairey Albacore se preparando para decolar de um porta-aviões.

Além de receber um motor mais potente e ser mais refinado aerodinamicamente refinado que o Swordfish. Os primeiros modelos começaram a ser produzidos em 1939, o Fairey Albacore era capaz de um torpedo  ou 4 cargas de profundidade, atingindo velocidade de 160 km/h quando carregado com um torpedo.

O modelo entrou em serviço em março de 1940, sendo usado para ataques contra portos no Canal da Mancha, tendo um papel destacado nas operações fracassadas em Kirkenes e Petsamo em 1941. Obteve mais sucesso na Batalha do Cabo Matapan e em El Alamein, assim como nos desembarques na Sicília e Salerno.

Fairey Albacore pronto para decolar equipado com um Torpedo.

Ele também foi usado para atacar o Tirpitz em 1942, mas sem grandes sucessos. A partir de 1943, o Albacore foi progressivamente substituído no serviço Fleet Air Arm pelo Barracuda, sendo o último esquadrão da FAA equipado com o modelo se desfez no final de 1943. A Royal Canadian Air Force utilizou o Albacore até meados de 1944, sendo o último biplano a serviço da RCAF.

Fairey Albacore sendo equipado com um Torpedo.

Fairey Albacore:

Tipo: Bombardeiro Leve de Mergulho/Torpedeiro de 3 lugares Motor: 1 Bristol Taurus XII de 1.065cv de empuxo. Performance: velocidade máxima: 259 Km/h; ascensão a 6.000m: N/D; teto operacional: 6.300m; alcance máximo: 1.497km. Pesos: vazio: 4.295Kg; máximo na decolagem: 5.727Kg. Dimensões: envergadura: 15,24m; comprimento: 12,14m; altura: 4,62m. Armamento:  1 metralhadora Vickers K de 7,7mm e 2 metralhadoras Vickers K de 7,7mm no cockpit traseiro e 1 torpedo de 760kg ou  de 907kg ou até 500kg de bombas.

Imagens.: Acervo do Editor.

Abraços e até o próximo avião de ataque!

Bit Voador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.