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Aviões de Ataque: Breguet 690

Desenvolvido para atender uma especificação de 1934 para um caça pesado de 3 lugares, logo a Breguet abandonou o projeto por considerar muito restrito quanto ao peso e dimensões. O desenho apresentado mostrou-se versátil para diversas missões, como bombardeiro e reconhecimento, assim nasceu o Breguet 690.

Breguet 693, versão do 690 com novos motores.

Construído de forma privada pela empresa, o protótipo do Breguet voou em março de 1938, chamando tanta atenção da Força Aérea Francesa, que foram encomendados 100 unidades da versão de bombardeiro e assalto biposto, batizada de Breguet 691 AB2. Esta encomenda foi realizada em junho do mesmo ano e em seguida o pedido foi dobrado.

Equipado com um canhão de 20mm e duas metralhadoras de 7,5mm e capacidade de carregar até 450kg de bombas e a proteção era feita com duas metralhadoras de 7,5mm, uma para o observador/artilheiro e outra fixada sob a fuselagem para proteger a barriga da aeronave.

O Breguet 690/691 foi o primeiro bombardeiro francês a ter tanques autoselantes, e proteção para a tripulação, mas essa proteção mostrou-se insuficiente em combate. Devido a problemas de disponibilidade dos motores, foi desenvolvida uma nova versão equipada com motores Gnome-Rhône 14M, batizada de Breguet 693, sendo encomendadas 200 unidades desta versão.

Breguet 691 em voo.

Mas problemas para entrega, aliados a falta de confiabilidade dos motores levou o modelo a estar com baixa taxa de disponibilidade na época da invasão alemã. Logo os bombardeiros foram postos a prova contra as forças alemãs, sofrendo grandes perdas para a defesa antiaérea e caça alemã.

No final de junho de 1940, cerca de 119 Breguet de diversas versões foram perdidos, após o armistício, alguns modelos sobreviventes foram utilizados para voos de treinamento, mas no final de 1942, a França foi totalmente ocupada pelos alemães, encerrando a carreira do Breguet 690.

Foram produzidos cerca de 250 unidades, a Armée d l’air recebeu apenas 211 exemplares, sendo que os alemães capturaram algumas dúzias de aeronaves completas ou quase nas fábricas.

Breguet 690.

Breguet 690:

Tipo: Bombardeiro leve de 2 lugares Motor: 2 Gnome-Rhône 14M-7 de 700cv de empuxo. Performance: velocidade máxima: 490 Km/h; ascensão a 6.000m: 8,5minutos; teto operacional: 8.500m; alcance máximo: 1.350km. Pesos: vazio: 3.010Kg; máximo na decolagem: 4.900Kg. Dimensões: envergadura: 19,4m; comprimento: 15,73m; altura: 4,97m. Armamento:  1 canhão Hispano-Suiza HS.404 de 20mm e 2 metralhadoras MAC 1934 de 7,5mm e mais 2 metralhadoras MAC 1934 de 7,5mm na parte traseira inferior e flexível e 450kg de bombas.

Imagens.: Acervo do Editor.

Abraços e até o próximo avião de ataque!

Bit Voador.

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