Close

Dicas da Semana: Solucionando problemas de travamento ou congelamento no Windows 8/8.1

Mesmo os modernos sistemas operacionais podem colocar o usuário em uma situação embaraçosa como um travamento ou congelamento inesperado durante a execução de uma tarefa. As causas podem ser diversas e neste artigo iremos mostrar como identificar as mesmas e solucionar este problema que às vezes acomete os usuários do Windows 8/8.1.

O primeiro passo é identificar o tipo de problema que está afetando seu dispositivo, pode ser um travamento genérico, uma suspensão aleatória, um congelamento ao executar um aplicativo específico ou um congelamento genérico. No caso de um travamento genérico, o computador para de responder depois de um tempo determinado e volta a operar de forma que não seja necessária nenhuma ação, parecendo afetar o funcionamento de todos os aplicativos.

Travamento do Windows 8/8.1: diversas causas podem provocar a parada do sistema.

No caso de uma suspensão aleatória, o computador deixa de responder de maneira aleatória e espontânea, obrigando o usuário a reinicializar o sistema para que ele volte a operar normalmente. Na situação de congelamento ao executar um aplicativo específico, o comportamento é parecido com o de um travamento genérico, apenas que o mesmo ocorre ao executar um aplicativo em especial.

Por fim, o congelamento genérico o sistema deixa de responder após um determinado período e em seguida volta a operar normalmente, neste caso também não é necessário reinicializar o sistema.

Solucionando o problema de um Travamento Genérico ou Suspensão Aleatória

Para solucionar os problemas de um travamento aleatório é preciso identificar a etapa que o mesmo ocorre: na inicialização, no desligamento ou numa atualização. Na inicialização as causas podem ser um dispositivo conectado, alteração de software ou hardware recentes ou a inicialização rápida do Windows 8/8.1 em computadores mais antigos. Por isso, remova dispositivos externos que estejam conectados no computador, assim como desative as últimas alterações de software e hardware e por fim, desabilite a inicialização rápida do sistema.

Durante a fase de desligamento do sistema as causas podem ser um driver ou componente de hardware com defeito ou um componente do sistema danificado, para solucionar este problema, valide se todo os firmwares e drivers estão atualizados, assim como o sistema operacional. Valide se o problema persiste no modo de segurança do Windows, caso negativo, verifique os últimos aplicativos que foram instalados no sistema e remova os que não são usados.

Por fim, faça uma verificação completa com o antivírus para se certificar que não existe malware instalado no sistema. Se o problema ocorre durante a instalação de uma atualização do sistema, remova a última atualização e procure informações junto a Microsoft sobre a atualização que está causando o travamento. Essas recomendações também são aplicáveis no caso que ocorre uma suspensão aleatória.

Travamento Genérico ou suspensão aleatória podem resultar em problemas mais graves no sistema.

Solucionando o problema de um Congelamento Genérico

O congelamento genérico indica algum problema relacionado ao desempenho do sistema relacionado a um software ou hardware com defeito, assim como problema de configuração do Windows, falta de espaço em disco ou memória insuficiente. Para identificar as causas, verifique se o Windows congela frequentemente ao executar um recurso importante do sistema como vídeo, Bluetooth, rede ou mesmo algum recurso da placa-mãe. Se for este o caso, verifique se está instalada a versão mais recente dos drivers assim como as atualizações do sistema. Por fim, se o congelamento estiver ocorrendo por falta de memória ou espaço em disco ou falta de desempenho geral do sistema você pode minimizar usando os recurso de otimização do Windows até efetuar o upgrade de memória ou disco no computador.

Solucionando o problema de Congelamento ao Executar um Aplicativo Específico

No caso que o computador trava ao executar determinado aplicativo, é provável que a causa seja um conflito entre o aplicativo e o sistema operacional. Para solucionar este problema, verifique se está com a versão mais recente do programa instalado assim como os drivers que este aplicativo requer para o seu funcionamento. Otimize o desempenho do Windows e garanta que as atualizações do sistema estão instaladas.

Se o problema persiste, verifique se o aplicativo necessita de uma conexão com a internet e veja se a mesma muda o comportamento do programa, se isso ocorrer a causa pode ser problemas de conexão lenta ou instável.

Se ainda assim o problema ocorre, tente reparar o aplicativo, verifique se instalou a versão adequada para o Windows que está instalado no computador e remova e reinstale o aplicativo novamente e teste o aplicativo usando uma conta de usuário diferente.

Estas são algumas dicas para ajudar a solucionar os problemas de congelamento e travamento que ocorrem no Windows 8/8.1, caso o problema persista procure ajuda técnica especializada de sua confiança.

Imagens.: Acervo do Editor.

Abraços e até o próximo dicas da semana!

Bit Voador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.