Close

Dicas da Semana: Dicas para deixar o Windows 7 mais rápido

Recentemente a Microsoft divulgou que o suporte para o Windows 7 será encerrado em 14 de janeiro de 2020. Para ajudar a manter o sistema atualizado e funcional até que você faça a migração para versões mais modernas do sistema operacional, como o Windows 10. Segue abaixo algumas dicas para melhorar o desempenho do sistema.

Removendo programas para não iniciar junto com o Windows 7.

1-) Desative a inicialização de programas desnecessários com o sistema: Para evitar que o Windows inicie junto com programas que não são mais usados, você deve fazer o seguinte: no menu Iniciar, pressione Windows + R e digite msconfig.exe. Em seguida, irá abrir uma tela, selecione a aba Inicialização de Programas e desmarque as caixas no lado esquerdo do nome dos programas para evitar que eles iniciem automaticamente com o início do Windows, por fim, basta reiniciar o sistema para que as alterações tenham efeito.

Para liberar espaço no disco, basta clicar com o botão direito e selecione a opção Propriedades.

2-) Faça uma limpeza de disco: Abra o Windows Explorer e clique em Computador e selecione o disco local (C:) e clique com o botão direito e selecione a opção Propriedades. Irá abrir uma nova tela, selecione a opção Geral e em seguida a opção Limpeza de disco. Irá aparecer uma nova tela com os arquivos que podem ser deletados, marque as caixas a esquerda dos arquivos que deseja apagar para liberar espaço no disco e pressione Enter, agora é só esperar o processo concluir.

Para desfragmentar o disco, basta clicar em Propriedades e selecionar a opção Ferramentas.

3-) Desfragmentar o sistema: Assim como a limpeza de disco, desfragmentar o disco ajuda a melhorar a performance geral do sistema, basta selecionar o disco local e clicar com o botão direito e selecionar a opção Propriedades. Na tela que irá abrir, selecione a aba Ferramentas e selecione a opção desfragmentar agora. Irá abrir uma nova tela e selecione a opção ‘Analisar’ e aguarde o programa verificar o nível de fragmentação do HD. Após terminar a análise, pressione o botão Otimizar e aguarde o início do processo.  Pode demorar alguns minutos dependendo da capacidade de armazenamento do disco e nível de desfragmentação do mesmo.

Estas são dicas básicas para ajudar a  melhorar a performance do sistema como um todo, outras dicas para aumentar a performance é aumentar a memória ram do sistema, desativar recursos visuais entre outras.

Imagens.: Acervo do Editor.

Abraços e até o próximo dicas da semana!

Bit Voador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.