Close

Vídeo: Sukhoi Su-27 ‘Flanker’ em Farnborough

Conhecido por suas excelentes capacidades de voo e combate, o Sukhoi Su-27 ‘Flanker’ passou por um longo período de desenvolvimento.

Com isso os russos conseguiram dominar o uso de materiais compostos e de sistemas avançados, permitindo que o caça torna-se o primeiro avião com sistemas integrado desde a fase de concepção e desenho.

Isso não significa que não tenha sido encontrado problemas ao longo do ciclo de desenvolvimento.

Diversos protótipos foram construídos para resolver os problemas encontrados ao longo do ciclo de desenvolvimento, resultando no T-10S, aprovado em 1983.

A sua entrada em serviço, dois anos depois resultou em um forte impacto sobre a VVS e a PVO soviéticas e seus pilotos.

Foi necessário que as primeiras unidades produzidas fossem basicamente o Su-27UB, de treinamento para que os pilotos pudessem treinar e desenvolver novas técnicas de voo com os demais tipos de caças soviéticos.

Com o fim da URSS, em 1990, a Sukhoi tinha dado inicio a versão Su-27SK, com diversos melhoramentos e capacidade ar-solo.

Desde o início o Su-27 mostrou um grande potencial para tornar-se uma verdadeira aeronave multimissão, o que não foi esperado foi o aproveitamento da plataforma para se desenvolver uma família de aeronaves com propósitos e capacidades distintas como o bombardeiro Su-34, o caça multimissão Su-30, o caça multimissão naval Su-33 e a versão avançada Su-35.

Com tudo isso, a aeronave tornou-se uma figura carimbada e sempre esperada nos shows e feiras aéreas pelo mundo, proporcionando espetáculos e manobras originais, como a famosa ‘Cobra de Pugachev’, exibida pela primeira vez pelo famoso piloto soviético Viktor Pugachev no Show Aéreo de Paris em 1989, mostrando toda a capacidade do caça.

No vídeo abaixo mostramos o Su-27  pilotado pelo piloto de testes da Sukhoi em voo na famosa Feira Aeronáutica de Farnborough, realizada na Inglaterra, no ano de 1998.

Fonte.: YouTube

Abraços e até o próximo vídeo!

Bit Voador.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.