Close

Dicas da Semana: Privacidade na Nova Atualização Windows 10 para Criadores

A recente atualização liberada pela Microsoft para o Windows 10, batizada de Windows 10 para Criadores trouxe diversos novos recursos para o sistema, como maior suporte para Jogos, 3D e para o navegador Edge. Para a parte de segurança, o Microsoft Defender Center foi a mudança mais significativa, reunindo os recursos de segurança num só lugar.

Além deste, também foi adicionado o recurso de bloqueio automático quando o sistema estiver pareado com algum dispositivo e este dispositivo se afastar do Windows, permitindo que o usuário fique protegido de acesso não autorizado ao seu sistema.

Opções de privacidade ativadas por padrão na nova atualização do Windows 10.

Mas nem tudo são pontos positivos nesta nova atualização. A forma como a Microsoft lidou com a privacidade trouxe críticas da comunidade de segurança e dos usuários. Concluída a atualização, é exibida uma tela solicitando ao usuário que defina suas preferências de privacidade. Por padrão, todas as opções estão ativadas.

Isto é, toda configuração de privacidade feita anteriormente não foi mantida, sendo necessário que o usuário a refaça. Outro ponto, foram adicionadas novas opções, onde mesmo que seja escolhido desativar todas as opções, será necessária uma visita as configurações do sistema.

Além disso, outras opções foram renomeadas, o que pode gerar dúvidas no usuário e passar desapercebidas pelo mesmo. A seguir mostraremos quais são as novas opções e aquelas que foram renomeadas no Windows 10 para Criadores.

Atualização Windows 10 para Criadores.

Item Geral

Opção movida: Configuração SmartScreen foi movida para o Windows Defender Center.

Opção Movida: Configuração Continuidade da Experiência, agora está em Sistemas -> Experiências Compartilhadas.

Nova Opção: Rastrear a inicialização de aplicativos para melhorar o menu Iniciar e os resultados de pesquisa.

Opção Renomeada: Gerenciar minhas preferências de anúncio e outras informações de personalização foi renomeado para Gerenciar minhas informações que estão armazenadas na nuvem.

Item Localização

Opção Removida: Localização geral foi retirada, sendo possível definir uma localização como padrão, provavelmente com o mesmo efeito.

Item Tarefas

Adicionado no menu, permitindo que o usuário defina quais aplicativos podem ter acesso as tarefas.

Item Comentários e Diagnóstico

Opção Nova: Foi adicionada a opção Permitir que a Microsoft forneça experiências mais personalizadas com dicas relevantes e recomendações usando seus dados de diagnóstico. O Windows com essa atualização fornece mais informações sobre a diferença entre relatórios básico e completo.

Item Aplicativos em Segundo Plano

Agora é possível desativar a execução de aplicativos da Loja do Windows em segundo plano, poupando recursos do sistema e do hardware.

Item Diagnóstico de Aplicativo

Recurso novo adicionado com o intuito de fornecer aos aplicativos acesso as informações de diagnóstico do sistema, com justamente esta opção disponível.

O Windows 10 para Criadores foi a atualização com mais modificações disponibilizada pela Microsoft até o momento, como de praxe, antes de atualizar faça backup de seus dados para prevenir de possíveis problemas.

Imagens.: Acervo do Editor.

Abraços e até o próximo dicas da semana!

Bit Voador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.