Close

Dicas da Semana: Corrigindo o Alto Consumo da CPU Pelo WMIPRVSE.EXE no Windows 8.1

Por diversos motivos podemos notar a perda de desempenho do computador, um desses casos é quando o consumo da CPU aumenta consideravelmente de maneira inesperada. A primeira coisa que vem na cabeça é se o motivo se deve a um vírus ou outra ameaça. Mas os responsáveis podem ser aplicativos ou recursos do próprio SO, neste artigo iremos mostrar como resolver o problema de alto consumo da CPU pelo WMIPRVSE.EXE no Windows 8.1.

O WMIPRVSE.EXE é o gerenciador de alguns processos do sistema através de scripts. Ele é muito utilizado pelos programas do sistema operacional e pode eventualmente causar problemas devido ao uso indevido por parte de alguma aplicação do sistema.

Agora vamos tratar do problema: primeiro, verifique se o programa está na pasta Windows\System32, caso contrário significa que ele pode estar sendo camuflado por uma ameaça. Faça a verificação com o antivírus e exclua o mesmo, se for o seu caso, provavelmente o problema de consumo será resolvido após a remoção do mesmo.

Caso o mesmo esteja no local correto, iremos partir para os próximos passos.

Acesse através do Painel de Controle a ferramenta Visualizador de Eventos do Windows, dentro dela clique em Exibir e escolha a opção Mostrar Logs Analíticos e de Depuração. Em seguida, vá até o Log de aplicativos e serviços e selecione Microsoft -> Windows -> WMI Activity -> Operacional.

Verificando o Alto Consumo de CPU no Windows 8.1

Caso na janela que irá abrir mostre alguns erros, é provável que algum programa esteja tendo problemas com o WMIPRVSE.EXE. Verifique os registros e note o dado: ClientProcessId, anote a informação deste dado, que é o ID do processo que está tendo problemas.

Procurando o processo responsável pelo consumo excessivo da CPU.

De posse desta informação, acesse os Detalhes do Gerenciador de Tarefas e filtre por ID de Processos, o PID. Feito isso, assim que encontrar o ID anotado, finalize o mesmo.

Após isso, atualize o programa que estava apresentando problemas. Muita atenção neste passo, pois o aplicativo pode ser essencial para o funcionamento do sistema. Neste caso, recomendamos a busca por orientação no fórum TechNet da Microsoft ou na própria Internet.

Existem outras abordagens para o problema, mas que demandam um maior conhecimento do sistema operacional e cuidados. Este guia é valido para o Windows 8.1.

 

Fonte.: technet.microsoft.com;

Imagens.: Acervo do Editor;

Abraços e até o próximo dicas da Semana!

Bit  Voador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.